Tripulantes

Xeno
Especialista em aleatoridade, ganhador do prêmio nobel do charme, mestre em despejar água no filtro de cafe, gosta de longas caminhadas na praia após violentos massacres sanguinários.

Torugo
Vagabundo por profissão, atoa por opção, idiota por exclusão, previsível por absurdo.

Eldronin
De 84 anos de idade, foi abduzido em 1934 e conservado todo esse tempo em uma banheira de anti-vida. Seus ossos tem coloração mínima de apenas 4 cores.

Links

Carpe Noctem
Cocadaboa
Felimpropano
Desciclopedia
Russian Version
Correspondências
Bolando estratagemas

Arquivos

fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 julho 2008 agosto 2008 novembro 2008 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 novembro 2009 dezembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 agosto 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 fevereiro 2011 março 2011 abril 2011 junho 2011 setembro 2011 outubro 2011 dezembro 2011 fevereiro 2012 março 2012 setembro 2012 novembro 2012 julho 2013 agosto 2013 setembro 2013 junho 2014 agosto 2014 setembro 2014

Créditos

HTML Beauty
Abode Photoshop CS2
Alfa, o inicio
Google
Blogspot
Deborah Happ

I'll build my own Republic, with black jack and hookers. In fact, screw the Republic!

2009/11/13

Sigo o Gov. José Serra no twitter. Tiozinho simpático. Sempre posta de madrugada. Recentemente, Serra resolveu tuitar sobre o novo plano ambiental para São Paulo. A idéia é copiar o schwarzenegger, que aderiu ao protocolo de Quioto com a California mesmo sem apoio do resto da Liga da Justiça da América.

Que @joseserra_ entre no estilo "Save the planet, or else.." maravilha, maravilha. O mais legal foi essa passagem retirada do seu( blog ): "Cerca de 700 mil hectares de cana deixaram de ser queimados desde a vigência do protocolo agroambiental assinado com o setor sucroalcooleiro. Isso significou uma redução de 8,2 milhões de toneladas de CO2 lançada na atmosfera. "

A principal aula de química da minha vida, que contém 8 aulas de química, foi aquela onde me foi ensinada a lei de transformação das massas de Lavoisier: "Na natureza nada se cria.." e blá blá blá. Na Matemática, resumimos isso com a lacônica definição "Entrada=Saída". Macacos me mordam, se a cana quando cresce chupa CO2 da atmosfera pela fotossíntese, qual o problema dela vomitá-lo na queimada? Ou vai me dizer que terra queima?

Enfim, o problema com a queimada deve ser outro. Dando uma olhada no Google sobre queimadas de cana, descobri que muita, mas muita gente, adora reproduzir a seguinte frase: "Vários estudos afirmam que a queima libera gás carbônico, ozônio, gases de nitrogênio e de enxofre (responsáveis pelas chuvas ácidas)". Concordo de que os estudos que afirmam que queimadas liberam gás carbônico são bem antigos(3000 a.c no paper "Um novo método para produção de calor e luz"), mas pelo jeito ninguém sabe onde foram parar os estudos sobre "queimar cana produz ozônio".

Foi então que, pedindo para @YankeePaper traduzir "ozônio" pra mim, palmas para a ignorância, me lembrei de uma coisa. Qualquer queima incompleta pode produzir coisas ruins. Queima incompleta é quando a "C + O2 => CO2" resolve não sair como nos livros de química. Entra o nitrogênio do ar no meio, metade funciona, metade não, vira uma grande orgia química. Daí vem o ozônio, como explicado bonitamenteaqui .

Logo, nada de especial com a coitada da cana. Queimar ela é tão ruim quanto queimar gasolina, com a diferença de que o carbono que sai da queimada é re-utilizado na nova safra.

É claro que não quero convencer ninguém de que deixar um solo a noite inteira sob temperaturas demoniacas não vai reduzir sua produtividade. O interessante em queimadas é outra coisa: se a confusão com esses conceitos se alastra tanto no nosso querido meio culto e chega até o governo, queimar cana vai ser nosso menor problema.

PS: dá trabalho essas coisas, mas é legal. Agora sei como o pessoal do Ecoblogs se sente.

Por: Vitor Hugo Louzada @ 15:11
4 comments

4 Comments:

Quando um pé de cana nasce, captura o CO2 da atmosfera e o transfere para o caule. Tal CO2 é então utilizado para formar moléculas de glicose e tantas outras. Não seria muito útil queimar todas essas moléculas e devolver todo aquele CO2 para a atmofera, ainda mais quando se se luta contra o efeito estufa exagerado que está ocorrendo. Como voce disse, "Tudo se transforma", é melhor, no entanto, que o CO2 em excesso na atmosfera se transforme em matéria orgânica aki em baixo.

By Anonymous Anônimo, at 12/07/2009 10:15:00 PM  

Eh vito...é bizarro mas acho q o anonimo tem razao. (Ô Anonimo, leia nosso post sobre "O anonimo"). È claro que a fuligem e restos de uma queima é que contêm a grande maioria do carbono do ex-cana. Mas claro emite gás carbono.
Seu ponto é, veio da atmosfera, e dai devolver?
E a resposta....melhor nao ne?

By Blogger Unknown, at 12/07/2009 10:57:00 PM  

Uhm, o anônimo teve uma boa linha de raciocínio, mas suas conclusões não são pautadas estatisticamente.

Em resumo na cama temos: carobono_in -> etanol+ restos inaproveitados q poderiam ser queimados.

agora, se a razão restos/etanol for baixa, meu ponto está certo. Se for consideravel, o anonimo está certo.

Considerando q o processo de obtenção de etanol é tão eficiente q chega a se comparar ao da gasolina, eu tendo a considerar q a maior parte do carbono da cana vira combustivel.

Logo, o percentual q viraria materia organica qd a queima do campo é evitada me parece desprezivel.

Mas eu nao aceitaria meu proprio paper por falta de referencias.

By Blogger Vitor Hugo Louzada, at 12/07/2009 11:12:00 PM  

AH, eu nem tinha entendido direito.
Claro, a questao é qual libera mais
C02, em uma queimada total do cana no ceu aberta, ou a parte transformado
em etanol em combustao controlada? (lembrando que tem um filtro apos a queima em carros)

Realmente sem responder estas perguntas,
nao dar pra dizer se queimado é algo "ruin" no sentido de liberar CO2.

O que eu vi sobre queimadas:
a liberação de CO2 nao era a questao,
era mais o fato de ruinar o solo
apos repetidas queimadas e poluir a ar
local com fuligem.

olha so algums pontos sobre a legislação de queimadas no EUA:

http://www.ecy.wa.gov/programs/air/aginfo/agricultural_homepage.htm

e da um google nisso:
british columbia ministry of farm and agriculture farm practices burning

By Blogger Unknown, at 12/08/2009 12:42:00 AM  

Post a Comment




-------------------------------------

Copyright Deborah Happ 2007